Inclusão e Acessibilidade:
Uma Construção Cidadã
O termo inclusão é utilizado para descrever o direito à educação e apoio de todos os indivíduos com deficiência no âmbito geral dos serviços um conceito que busca remover barreiras que sustentam a exclusão, assim, a intenção deixou de ser homogeneizar soluções levando-nos a avançar mais em busca de fins qualitativamente mais evoluídos.
Combatemos, assim, desde as formas mais sutis de discriminação, pois, por vezes, considerar, rotular pessoas com deficiência como “especiais” já as distancia do gozo incondicional dos Direitos Humanos.
Buscamos a expansão da consciência social a fim de transpor a barreira de invisibilidade enquanto principal barreira à acessibilidade à garantia aos direitos das pessoas com deficiência. Nossa crença parte do pressuposto que, quando a pessoa se mostra, a comunidade vê o indivíduo gerando um ciclo de quebra de paradigmas, de preconceitos e de crenças infundadas que baseiam concepções destorcidas sobre a deficiência.
Inclusão engloba compreensão, abrangência, envolvimento, implicação, inserção, intercalação, introdução, participação, figuração, pertencimento num movimento que vem da sociedade, adaptada, adequada em direção ao, até então, excluído.
A questão não é estar junto das pessoas com deficiência, mas estar com as pessoas com deficiência: esta é a condição única para que todos, indistintamente, tenham à inclusão e acessibilidade aos espaços sociais.
A adaptação, tanto em nível educacional quanto social, por si só, não conduz à inclusão: a mudança implica em mudança de paradigma em função de uma reorganização de práticas, de planejamentos, gestão, avaliação, etc.
Hoje, a despeito da legislação vigente, sabemos que o processo de inclusão e acessibilidade encontra-se longe de estar consolidado: continuamos combatendo preconceitos arraigados culturalmente com vistas à promoção da igualdade de acesso à bens fundamentais buscando a igualação de sujeitos de uma relação culturalmente equivocada e injusta.
O ato de expurgar do imaginário coletivo questões de supremacia e subordinação consolidam o exercício da cidadania numa conquista constituída pela apropriação da educação, com efetiva participação e conseqüente emancipação, refletindo numa nova visão da sociedade e da pessoa com deficiência permitindo, assim, uma nova realidade social.
Concluindo, por muito tempo, desenvolveu-se uma consciência crescente de que muitas pessoas têm dificuldade no acesso à oportunidade em nossa sociedade. Entendemos que o principal entrave é o conhecimento enquanto mecanismo efetivo de compartilhamento do saber e redução das desigualdades.
O desconhecimento facilita transgressões e estimula omissões. Pelo presente, buscamos Inclusão, Acessibilidade numa construção cidadã plena para todos.
Um comentário:
Adorei o Blog de vcs. Gostaria de saber em que endereço são realizadas as reuniões e receber mais informações sobre o CONDES. PARABÉNS pelo blog!!!
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